Saturday, January 31, 2009

Glorificar o nome de Deus


Tema: Os Dez Mandamentos
Lição 3. Glorificar o nome de Deus


O 3º Mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; [Isto é, de ânimo leve, frivolamente, em falsa afirmação ou profanação]; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” Êxodo 20:7).

Deus concedeu o Seu nome ao homem. Não foi o homem que Lhe atribuiu o nome. Os nomes que Deus nos outorga revelam aquilo que Ele é e não qual deles é. No antigo testamento, Moisés foi inspirado por Deus a escrever YHWH ou Jeová (Gén. 2:4), que significa aquele que existe por si mesmo. Por outras palavras, não foi criado; é eterno. Tão pouco lhes era permitido proferirem o Seu nome.

Então em Mat.1:21 Deus revela o Seu nome: Jesus (que em Hebraico traduz-se literalmente por: Jeová é nosso salvador ou Jeová é nossa salvação) Deus não cessou de existir por Si mesmo mas, na verdade, acrescentou a salvação ao seu nome do Antigo Testamento. Hoje, é-nos permitido a sua menção, unicamente, para salvação e oração.

Ler Isaías 45:23, Romanos 14:11 e Filipenses 2:9-11

O Antigo Testamento declara que todo o ser humano, que alguma vez, haja existido nesta terra, comparecerá perante Deus. O Novo Testamento revela-nos esse evento. Como nos aprontaremos para esse encontro? Através do arrependimento, e tomando o seu nome no baptismo (Efé. 3:15 “Do qual toda a família no céu e na terra toma o nome”). O arrependimento é reconhecer estarmos separados de Deus, devido ao pecado, confessando-o em desgosto ao Senhor e receber o Seu perdão. O baptismo é o que nos é exigido por Deus, através da fé, para que os nossos pecados sejam apagados aos olhos do Senhor. A Bíblia mostra claramente a sua essencialidade e o modo como se deve realizar (Mar. 16:16, João 3:5, Act. 2:38). Dado ao poder atribuído por Deus a este nome, devemos ser deveras cuidadosos na forma como o utilizamos.e como Ele é visto na nossa vida.

Ler II Tessalonicenses 1:11-12

Deus deseja que o seu nome seja glorificado em “nós” e isso sucede ao falarmos e agirmos de uma forma santa. Comportando-nos correctamente, passamos a ser uma inspiração, levando outros a aproximarem-se de Deus, mas procedendo de modo errado, afastamo-los do Senhor. Principalmente, quando alguém o presencia. Isto é o mesmo que tomarmos o nome de Deus em vão. O termo “vão” significa vazio ou inútil. Por outras palavras, tomar o nome de Deus em vão significa não vivermos no santo propósito, para o qual fomos chamados. Portanto, Deus considera essas acções de vãs e inúteis. A única forma de agirmos correctamente é através do enchimento do Espírito Santo (João 3:5 e Actos. 2:38).

Ler Apocalipse 16:9

Ao endurecer o coração, a humanidade ofende a Deus, amaldiçoando-O. No entanto, é necessário que se arrependam e rendam glória ao Seu nome.

Ler Actos 4:12

Sendo o nome do Senhor tão santo e poderoso, facilmente, se compreende a importância de guardarmos o 3º mandamento, sem o usarmos de ânimo leve ou frivolamente, nem para falsa acusação ou profanação. O nome de Jesus Cristo veio até nós através da cruz: pela sua morte, sepultamento e ressurreição, para a nossa salvação. I Pedro 3:18 mostra que o nome de Jesus é o único acesso a Deus.


O nome que Deus nos concedeu para Sua glória é de elevada importância para o Senhor e deverá sê-lo, igualmente, para nós. O 3º mandamento ensina-nos que Deus espera que vivamos de forma a glorificar o Seu nome.














No comments: